Materbaby
onlineOlá, tudo bom? Seja bem-vindo(a) à Materbaby. Estamos aqui para auxiliá-lo(a) em sua jornada de reprodução. Você quer agendar uma consulta? Quer conversar conosco? Informe seu telefone e você será atendido em seguida. ❤
Conheça os tratamentos de fertilidade da Materbaby
Fertilidade Feminina
Conhecer o funcionamento do ciclo menstrual é essencial para entender a fertilidade feminina. Compreender suas fases ajuda tanto no planejamento de uma gravidez quanto na prevenção de uma gestação não planejada e no suporte aos tratamentos de infertilidade, como a Fertilização in Vitro (FIV) e a inseminação intrauterina.
Monitorar o ciclo menstrual é uma estratégia eficaz para mulheres que desejam engravidar, permitindo estimar o período fértil e facilitar a concepção. Em média, o ciclo dura 28 dias, embora possa variar. Ele é dividido em fases, que desempenham papéis cruciais na preparação do organismo para uma possível gravidez.
Esse ciclo é regulado por hormônios que ativam diversos processos no sistema reprodutivo, preparando o corpo feminino para uma gestação. Da mesma forma, ele pode sinalizar possíveis problemas de infertilidade, especialmente quando ocorre de forma irregular. Por isso, é fundamental o acompanhamento regular com um ginecologista para avaliar a saúde reprodutiva e detectar possíveis anormalidades.
Começa no primeiro dia da menstruação, durando de 12 a 14 dias. Neste período, o endométrio é expelido, pois não houve gravidez. Com baixa concentração de estrogênio e progesterona no início, ocorre a produção do hormônio foliculoestimulante (FSH), que estimula o desenvolvimento dos folículos ovarianos. A partir do sétimo dia, o estrogênio aumenta, essencial para a fertilidade feminina, pois ajuda na multiplicação das células do endométrio, preparando-o para uma possível implantação embrionária.
Aproximadamente no décimo quarto dia, tem início a fase ovulatória, que dura de 16 a 32 horas. A ovulação ocorre de 10 a 12 horas após o aumento do hormônio luteinizante. Durante essa fase, os níveis de testosterona e estrogênio estão elevados, e o período fértil ocorre entre 2 a 3 dias antes e depois da ovulação.
Após a ovulação e antes do início da próxima menstruação, ocorre a fase lútea. Nesta fase, o corpo lúteo – uma estrutura temporária formada a partir do folículo ovariano – produz progesterona, preparando o organismo para uma gravidez. Se não houver gravidez, o corpo lúteo se desintegra, os níveis de progesterona caem, e um novo ciclo se inicia.