Foto do Perfil

Materbaby

online
X

Olá, tudo bom? Seja bem-vindo(a) à Materbaby. Estamos aqui para auxiliá-lo(a) em sua jornada de reprodução. Você quer agendar uma consulta? Quer conversar conosco? Informe seu telefone e você será atendido em seguida. ❤

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp

Conheça os tratamentos de fertilidade da Materbaby

X
(44) 3224-3992

Materbaby Reprodução Humana

Banner Desktop: Sintomas infertilidade feminina Banner Mobile: Sintomas infertilidade feminina

Fertilidade Feminina

Sintomas infertilidade feminina

É bastante frustrante tentar engravidar e perceber que há algo no seu corpo te limitando ou até mesmo te impedindo de realizar este sonho. Muitas dessas situações podem estar associadas com a infertilidade feminina, e é preciso que a mulher esteja atenta a todos os sinais para antecipar os problemas e assim conseguir formas de tratamento mais eficazes e com maiores chances de sucesso.

Neste conteúdo vamos conhecer todos os principais sintomas que podem estar ligados com a infertilidade feminina. 

Vamos entender quais são as causas que podem levar uma mulher a estar numa condição de infértil, além de conhecer os tratamentos existentes para corrigir todos os possíveis problemas.

Mas antes de começar, uma dica muito importante: por mais que este artigo esteja rico de informações, é muito importante buscar ajuda profissional para diagnosticar e encontrar os melhores tratamentos para infertilidade.

A Materbaby, sediada em Maringá, conta com uma das maiores e mais modernas estruturas no Brasil, com tecnologias, equipamentos e equipe de excelência para ajudar aqueles que enfrentam dificuldades na jornada da fertilidade. 

Caso tenha interesse, agende uma consulta e tire as suas dúvidas.

Vamos começar?

Entendendo a infertilidade feminina


Como podemos definir a infertilidade na mulher? 

Bem, o conceito é utilizado para mulheres que após um ano de tentativas para engravidar, através de relações sexuais regulares e sem o uso de contraceptivos, não conseguem.

E normalmente não conseguem por conta de alterações no sistema reprodutivo, que acometem cerca de 15% das mulheres que buscam gerar uma nova vida.

Conhecendo as causas da infertilidade feminina


Mas o que pode levar uma mulher à condição de infértil? 

Podemos listar as principais causas:

  • Endometriose

A doença é uma das principais causadoras da infertilidade feminina, e em termos de porcentagem, cerca de 40% das mulheres com a doença acabam sendo inférteis.

  • Causas hormonais 

Desequilíbrios hormonais são responsáveis por outra parcela de mulheres que não conseguem engravidar. Esses desequilíbrios acabam afetando o ciclo menstrual da mulher, dificultando a gravidez.

  • DSTs

As mulheres que contraem doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis, podem desenvolver um quadro de infertilidade, sobretudo por causa de obstruções tubárias.

  • Idade avançada

Outra causa relevante para a infertilidade feminina é a idade avançada, que dificulta e as vezes impossibilita a gravidez. A partir dos 35 anos a quantidade e qualidade dos óvulos da mulher diminuem bastante, dificultando muito a possibilidade de uma gravidez natural.

  • Laqueadura

A laqueadura é uma cirurgia para a esterilização definitiva, na qual as trompas da mulher são amarradas (podem ser cortadas também), evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem e assim impossibilita o início de uma gravidez.

  • Síndrome do ovário policístico

Outra doença que tem relação direta com a infertilidade feminina é a síndrome dos ovários policísticos, que pode causar alterações na ovulação, dificultando e até mesmo impossibilitando a gravidez.

Principais tratamentos para infertilidade feminina


Para a mulher, receber o diagnóstico de infertilidade tende a ser doloroso e angustiante, mas é preciso entender que não é o fim de uma jornada. 

Isso porque existem diversos tratamentos que possibilitam a realização do sonho da gravidez para muitas mulheres.

  • Inseminação artificial

Técnica das mais conhecidas, ela pode ser definida como procedimento de baixa complexidade que envolve a preparação do sêmen em laboratório, para logo após haver a inserção direta no útero da paciente durante o período fértil.

  • Fertilização in vitro

Esta técnica é complexa e consiste em fecundar óvulo e espermatozoide em laboratório, formando embriões que serão cultivados, selecionados e depois transferidos até o útero da mulher.

  • Injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI)

Essa é mais uma técnica de reprodução assistida e que é realizada através do tratamento de fertilização in vitro. Consiste em introduzir um único espermatozoide previamente selecionado dentro do óvulo e, dessa forma, realizar a fecundação.

Conhecendo os sintomas da infertilidade feminina


Agora que vimos as causas e conhecemos alguns tratamentos que podem proporcionar a chance de uma mulher engravidar e assim realizar o sonho de ter um bebê, vamos conhecer todos os sinais que devem ligar o alerta na mulher para o assunto.

Esses sintomas podem estar ligados à infertilidade feminina e por isso, caso perceba algum desses não hesite em procurar ajuda profissional.

  • Dificuldade de engravidar

Como falamos, se você já possui até 35 anos, está há mais de um ano tendo relações regulares, sem uso de contraceptivos, e não está conseguindo engravidar, então provavelmente há algo de errado que está dificultando ou impedindo. É o momento de pedir ajuda.

Se você tiver mais de 35 anos, e está a 6 meses tentando engravidar sem sucesso, esse também é o momento de pedir ajuda.

  • Irregularidade menstrual

Mulheres que apresentam irregularidade menstrual, ou seja, que menstruam com espaço superior a 35 ou 40 dias, podem ser diagnosticadas, por exemplo, com alterações na tireoide ou ovários policísticos, essa última condição inclusive, já vimos que é uma das causas para a infertilidade.

  • Cólicas intensas

As cólicas menstruais que se apresentam de formas exageradas, causando dor e desconforto, podem estar associadas a algum problema reprodutivo. 

Uma observação: é preciso diferenciar uma cólica exagerada de uma normal, leve, e que faz parte do ciclo ovariano da mulher.

Já as cólicas exageradas em muitas das vezes estão associadas à endometriose, que vimos aqui que é um limitador e até mesmo impeditivo da gravidez.

  • Relações sexuais com muitas dores

A relação sexual normalmente acontece de forma saudável, gerando prazer tanto para a mulher quanto para o homem. 

Então, se estas relações estiverem acontecendo sob muita dor, é preciso investigar, pois é possível que a mulher, no caso, esteja com alguma patologia que possa vir a dificultar a gravidez.

Esses problemas podem vir através de infecções, miomas e até mesmo a endometriose.

  • Mulheres que estão muito abaixo e muito acima do peso

Essas condições atrapalham bastante a mulher a realizar o sonho de ser mãe. 

Isso acontece pois é muito provável que nestas situações a mulher apresente desequilíbrios na produção hormonal.

E quando os hormônios do corpo estão desregulados, a mulher pode ovular de maneira irregular e apresentar problemas que levam à infertilidade.

  • Diabetes, hipertensão ou colesterol alto

Mulheres que estão com alguma dessas condições são geralmente colocadas em grupos de risco para ter baixa fertilidade ou infertilidade.

Isso acontece porque as doenças crônicas interferem de forma muito significativa no metabolismo feminino, que pode ter, como uma de suas consequências, alterações na fertilidade e muitas dificuldades para engravidar.

  • Secreção esbranquiçada pelos mamilos

A galactorreia, que é a produção de leite fora do período de amamentação, acontece pelo aumento dos níveis plasmáticos de prolactina.

Essa alteração no corpo pode ter muitas causas, e pode trazer como consequência uma dificuldade muito maior para a mulher engravidar.

Conclusão

No conteúdo de hoje vimos que a infertilidade é uma condição que leva às mulheres à frustração, por estar impedindo-as de engravidar, mas que não deve ser encarada como o fim de um sonho.

Vimos as principais causas que levam mulheres à condição de inférteis, conhecemos alguns tratamentos que conseguem corrigir parte desses problemas e principalmente, conhecemos grande parte dos sintomas que devem ligar o sinal de alerta.

Ou seja, caso você se veja em alguns casos de nossa lista, procure imediatamente auxílio de profissionais capacitados para que eles possam diagnosticar algum possível problema e tratar da melhor forma.

Estamos combinados?

Gostou do conteúdo? Continue conosco, temos muito outros artigos sobre reprodução feminina.

Está passando por dificuldades para engravidar? Entre em contato conosco e agende uma consulta.

A Materbaby, oferece diagnósticos e tratamentos personalizados para casais e pessoas que buscam a realização do sonho de gerar vidas. 

Assine nosso newsletter

Receba novidades e conteúdos da Materbaby em seu e-mail.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade
e os Termos de Serviço do Google se aplicam.