X
(44) 3224-3992

Materbaby Reprodução Humana

Banner Desktop: Dicas para engravidar e a importância do estilo de vida do casal Banner Mobile: Dicas para engravidar e a importância do estilo de vida do casal

Fertilidade Feminina

Dicas para engravidar e a importância do estilo de vida do casal

Se pudéssemos listar os momentos mais mágicos e fascinantes da vida certamente o nascimento de um filho ocuparia o pódio em seu lugar mais alto, não é verdade? A chegada de um bebê tem o poder de nos transformar em pessoas melhores, nos enchendo de esperança sobre o futuro. Assim, engravidar é uma das decisões mais importantes na vida de um casal, e que vai demandar alguns esforços e um estilo de vida compatível, para que a criança seja recebida no mundo da melhor forma possível.

Neste conteúdo vamos conhecer muitas dicas para casais que estão buscando engravidar, focando na importância que o estilo de vida dos dois possui para que a chegada do bebê aconteça de maneira saudável, com muito amor e bons sentimentos. Vamos começar?


Dicas simples para ajudar no processo de engravidar

Vamos começar com algumas dicas simples e práticas que serão de grande utilidade para casais que estão no início do processo de engravidar.

  • A saúde está em dia?

Uma das primeiras decisões que o casal deve tomar é com relação a saúde de ambos. Uma visita ao médico para realizar o chamado check-up da fertilidade é muito importante, pois serão estes exames que vão confirmar se os dois estão ou não prontos e aptos a iniciarem uma gestação. 

Em um contexto de normalidade o check-up já seria indicado, mas em um cenário onde o casal está tentando há mais de um ano engravidar sem sucesso, ele é imprescindível.

  • Sexo na hora certa ou todos os dias?

Essa é uma das grandes dúvidas que casais possuem com relação às atividades sexuais no período que antecede a gravidez. Há aqueles que defendem a ideia de praticar todos os dias, afinal quanto mais relações, mais chances, correto? 

Na verdade, se a estratégia for facilitar a gravidez, então é importante planejar as atividades sexuais, sem perder o romance, é claro. 

Manter relações sexuais de 3 a 4 vezes por semana é o ideal, sendo preciso ter ainda mais atenção nos períodos férteis, e nesse caso, realizar a atividade sexual nos três dias anteriores e nos três dias subsequentes à ovulação, para facilitar a gravidez. 

Para identificar o período fértil, a mulher que tem o ciclo regular de 28 dias, por exemplo, deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação, e este será o dia mais fértil.  

  • O diálogo como grande parceiro do casal

Um dos grandes parceiros do casal na hora de engravidar é o diálogo. Sim, a boa e velha conversa. 

É muito importante que o casal consiga se abrir um para o outro, compartilhando suas dúvidas, seus desejos, suas expectativas e suas ideias para que toda a experiência que antecede a gravidez seja saudável e bem sucedida.

O diálogo é muito importante para que o casal alinhe suas expectativas com relação à possível chegada de um novo membro da família. Então não hesite e busque conversar com seu parceiro ou parceira sobre a vida.


O poder que hábitos saudáveis possuem

A saúde está em dia, o sexo idem, e a conversa virou rotina, então chegou o momento do casal se preocupar com os hábitos que influenciam muito no processo de engravidar.

  • Alimentação

Você é o que você come, já diria aquele ditado popular. É preciso ter uma atenção especial com a alimentação, principalmente se houver o interesse em engravidar e levar para frente uma gestação que tende a durar muitos meses.

Mantenha uma alimentação saudável, que vai ajudar a melhorar a fertilidade.

Cereais integrais como o arroz, leguminosas como o feijão, frutas frescas como o mamão e a laranja, legumes e hortaliças como o quiabo e o espinafre, proteínas magras como o frango, laticínios como leite e iogurte, gorduras saudáveis como o azeite e oleaginosas e sementes, como amendoim, são grandes parceiras de uma dieta saudável com foco em melhorar a fertilidade.

Além de se preocupar em comer alimentos saudáveis, é ainda mais necessário se preocupar em não consumir produtos processados, ultraprocessados, ou alimentos ricos em açúcar ou gordura.

Ou seja, será o momento certo para dizer um até logo, senão um adeus, aos biscoitos recheados, refrigerantes, nuggets, sorvetes e fast food.      

  • Diga não ao cigarro

Fumar, além de prejudicar a saúde no geral, dificulta e muito o processo de engravidar, já que o fumo aumenta a produção de radicais livres que causam o envelhecimento dos ovários. Além disso, ele diminui a quantidade de óvulos na mulher e para os homens, o cigarro diminui a quantidade e a qualidade dos espermatozoides.

  • Bebidas alcoólicas com muita moderação

O ideal seria que a mulher evitasse o uso de bebidas alcóolicas durante o processo que antecede a gravidez e sobretudo, durante a gestação. A OMS, Organização Mundial da Saúde, ainda mantém esta norma, que é específica para mulheres que buscam engravidar.

Pense duas antes de ingerir álcool, seja nos meses que antecedem a gravidez, seja durante a gestação. Isso porque o excesso de bebidas alcoólicas afeta a produção de hormônios na mulher, e no homem há indicativos de que as bebidas alcoólicas possam prejudicar a qualidade dos espermatozoides. 

  • Atividades físicas sim, sedentarismo não

Exercícios físicos ajudam a produzir energia e a melhorar o humor de ambos. Ter atividades físicas regularmente também ajuda a diminuir o estresse e a criar as condições adequadas para que o casal consiga engravidar de forma saudável.

  • Dormir bem é essencial

Vamos aos fatos: segundo um estudo dos pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, mulheres que dormem cerca de 7 a 8 horas regularmente diminui o tempo de espera para engravidar do que aquelas que dormem menos.  

Mesmo se não tivéssemos esta pesquisa como suporte, é bastante razoável acreditar que boas noites de sono ajudam mulheres, e homens, a estarem menos estressados e com mais energia para a busca da gravidez.


A importância do estilo de vida do casal