X
(44) 3224-3992

Materbaby Reprodução Humana

Banner Desktop: Principais dúvidas sobre fertilidade Banner Mobile: Principais dúvidas sobre fertilidade

Fertilidade Feminina

Principais dúvidas sobre fertilidade

Ser mãe é um dos sonhos mais mágicos que alguém pode realizar, não é verdade? Transformar esse desejo em realidade pode ser tarefa fácil para algumas pessoas, e pode demandar uma jornada de muitos desafios para outras. Em ambos os casos, uma grande aliada para esta caminhada rumo à gravidez é a boa informação. Por isso é certo que quanto menos dúvidas você tiver sobre fertilidade, melhor.

Neste conteúdo vamos agrupar uma grande quantidade de dúvidas sobre fertilidade, e gerar um conhecimento que será de muita importância para você que pretende ser mamãe, ou para você que deseja ter uma bagagem de informações relevantes sobre o tema.

Todas essas dúvidas que serão tiradas neste conteúdo servirão de aliadas para futuras mães, mas devemos observar que nada substitui a ajuda profissional.

Por isso é imprescindível que você busque esse auxílio médico para ter tranquilidade durante todo o processo.

A Materbaby oferece diagnósticos e tratamentos personalizados para casais e pessoas que buscam a realização do sonho de gerar vidas. Entre em contato aqui e agende a sua consulta. Vamos começar a tirar as dúvidas?  

Dúvidas sobre como engravidar


  1. Quero começar a tentar engravidar agora. Há algo que possa fazer para aumentar as chances?

Essa é uma das primeiras perguntas feitas por quem deseja engravidar. Uma resposta padrão envolve trabalhar todas as principais questões que envolvem uma futura gravidez. Assim, pense em mudar seus hábitos, eliminando cigarros e bebidas alcoólicas, investindo em uma alimentação saudável, natural e livre de alimentos ultraprocessados. Realize atividades físicas leves, como caminhadas, cuide de seu sono, e antes de qualquer coisa, procure um médico para lhe auxiliar de forma profissional em todas as etapas que envolvem o processo de tentar engravidar. 

  1. Qual o momento certo para tentar engravidar?

Essa pergunta envolve alguns fatores. Do ponto de vista estritamente biológico, diríamos que até os 35 anos seria ideal para engravidar. Entretanto, outros fatores pesam, e é preciso colocar no lápis questões como independência financeira, trabalho e projeto de vida. Mas voltando a falar de perspectiva biológica, até os 35 anos a mulher tem cerca de 50% a 60% de chances de engravidar. Após os 37 anos essas chances caem para cerca de 30%.

  1. Posso engravidar durante a menstruação?  

Em teoria, as chances são baixas. No entanto, isso depende do ciclo menstrual da mulher, do momento em que a relação sexual ocorreu e de possíveis irregularidades no ciclo. Em casos de irregularidades menstruais, pode acontecer de haver sangramento que não seja, de fato, uma menstruação, o que aumenta a possibilidade de gravidez e pode causar confusão em algumas situações.

  1. É mais difícil engravidar após os 40 anos?

Já falamos aqui que após os 37 anos as chances de uma mulher engravidar caem para cerca de 30%. Aos 40 anos essa porcentagem cai ainda mais, ficando em torno de 10%. A partir dos 40 anos, a mulher também acaba se deparando com alguns riscos, como a propensão do bebê desenvolver condições cromossômicas, como a Síndrome de Down. Desta forma, a ajuda profissional se mostra ainda mais imprescindível para mulheres acima de 40 anos que desejam engravidar.

Dúvidas sobre infertilidade


  1. A infertilidade é uma condição somente da mulher?

É um mito acreditar que problemas de infertilidade são exclusivos de mulheres. Ela afeta igualmente tanto homens quanto mulheres. Se pegarmos alguns estudos realizados é possível afirmar que fatores femininos respondem por 35% dos casos de infertilidade, os fatores masculinos por outros 35%, e os fatores de ambos por 20%. O percentual que sobra é direcionado para casos sem causa aparente.

  1. Quero tratar a minha infertilidade. Quais são as minhas opções?

O problema de infertilidade pode ser tratado de diversas formas, mas obviamente que o responsável por definir quais são as melhores opções é o médico responsável. Ele vai te direcionar para a opção mais adequada ao seu perfil. Mas resumindo, podemos encontrar como possibilidades a fertilização in vitro, a inseminação artificial, a relação sexual (coito) programada, a indução da ovulação e a gravidez com gametas ou embriões doados.

  1. Quais são as causas da infertilidade na mulher?

Alguns fatores impactam bastante na infertilidade da mulher, e dentre eles estão a idade, doença tubária e aderências pélvicas, a endometriose, miomas e pólipos, disfunção ovulatória, dentre outras causas. 

Dúvidas sobre ovulação


  1. Tenho ovário policístico, não vou poder engravidar?

As mulheres com ovário policístico não ovulam todo mês, e esta condição por si só já diminui bastante as chances de engravidar, mesmo que em alguns casos elas também tenham ciclos anovulatórios. O ovário policístico é uma síndrome metabólica, e é muito importante fazer o controle metabólico, que pode ajudar a regular o ciclo menstrual e favorecer uma gestação.

Mas respondendo à pergunta, não é impossível de se engravidar, mas é preciso entender que há mais dificuldades e riscos, inclusive de parto prematuro ou aborto espontâneo.

  1. O que é indução de ovulação?

É uma das opções para pessoas que não tem uma causa aparente para a não-gravidez. Seu conceito pode ser definido como sendo o estímulo dos ovários para que eles façam crescer mais folículos neste período. Seu uso é muito difundido devido ao menor custo do tratamento e aos poucos riscos de complicações.    

Dúvidas sobre alimentação e hábitos saudáveis X fertilidade 


  1. Agrotóxicos podem causar infertilidade?

O contato contínuo com agrotóxicos pode, sim, causar problemas de infertilidade, impotência, além de doenças como câncer. Evidente que o contato direto gera muito mais riscos à saúde, mas mesmo o contato indireto, feito através da ingestão de frutas e legumes, com o passar do tempo, impacta na saúde reprodutiva da pessoa.  

  1. Cigarro e álcool prejudicam a fertilidade?

Sim, ambos são inimigos da fertilidade e devem ser evitados. Porém, essa relação só causa danos mais sérios se acontecer continuamente. Tomar uma cerveja hoje e outra em um mês não causará um efeito devastador no corpo, mas a relação abusiva causa problemas de fertilidade, tanto no homem quanto na mulher. 

  1. Obesidade e sobrepeso atrapalham a fertilidade?

Atrapalham, já que ambos os casos afetam a regulação hormonal, além de aumentar os riscos de ter síndromes que impactam os ovários. Além disso, sabemos que o sobrepeso, e principalmente a obesidade, aumentam o risco de algumas doenças, como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e até mesmo o tão temido câncer.

  1. Estresse e ansiedade são inimigos da fertilidade?

São inimigos, mas sozinhos não impedem a mulher de engravidar. A linha de raciocínio é simples: uma pessoa ansiosa e que vive sob estresse certamente vai transportar este comportamento para os momentos de pré-gravidez, criando um cenário mais difícil para a gravidez acontecer.

  1. Há alimentos que ajudam a fertilidade?

Sim! Separa a lista: carboidratos, como cereais, pães, tubérculos e raízes; frutas e hortaliças; proteínas como ovos, feijão, lentilha e grão-de-bico, além de leite e seus derivados; ferro, como grãos, cereais e vegetais de folhas verde-escuras, como agrião, couve e taioba; cálcio, vitamina C, vitamina D e zinco. 

Dúvidas sobre saúde feminina e fertilidade


  1. Quem tem endometriose pode engravidar?

Pode sim. A endometriose pode ser tratada, com medicação ou cirurgicamente. Depois de tratada, a mulher pode engravidar naturalmente ou com ajuda da reprodução assistida.

  1. DSTs podem prejudicar a fertilidade?

Sim. Inclusive se pegarmos dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 25% dos casos de infertilidade são causados por DSTs. Inclui-se entre as doenças a clamídia, gonorreia, papilomavírus humano, sífilis, herpes genital e HIV.

  1. A diabetes pode prejudicar a fertilidade?

Prejudica sim, mas esse é um problema que é muito mais grave nos homens. Isso porque a diabetes danifica o material genético do esperma. O homem que tem diabetes pode apresentar alta fragmentação de DNA espermático, o que dificulta a obtenção de uma gravidez saudável

  1. Quem tem miomas pode ter dificuldade para engravidar?

Pode sim, isso acontece porque eles ocupam a cavidade uterina, então, a depender da quantidade, tamanho e localização dos miomas, o médico vai recomendar cirurgia prévia para que a cavidade uterina esteja livre para a implantação embrionária.

 Dúvidas sobre tratamentos para engravidar


  1. O que é reprodução assistida?

Essa é uma questão muito comum, que gera dúvidas, mas que a sua resposta é muito simples e sem complicações de entendimento. Reprodução assistida é o nome dado para procedimentos realizados por médicos e clínicas especializadas para tratar casos de infertilidade. A reprodução assistida é um apanhado de técnicas que auxilia mulheres e casais a aumentarem as chances de engravidar, mas também de planejar a gravidez. 

  1. Estou tentando engravidar e não consigo. Preciso procurar um médico?

Sim! Mulheres e casais que estão tentando engravidar há pelo -+ menos 1 ano, sem sucesso, devem buscar ajuda profissional, de uma clínica especializada em reprodução humana. Caso a mulher tenha mais de 35 anos de idade, esse período diminui, ou seja, seis meses de tentativas sem sucesso já deve ligar o sinal amarelo para buscar auxílio profissional.  

Gostou do conteúdo? Continue conosco, temos muitos outros artigos sobre reprodução humana e saúde reprodutiva.

Precisa de ajuda? Entre em contato!

A Materbaby conta com uma das maiores e mais modernas estruturas no Brasil, com tecnologias, equipamentos e equipe de excelência na resolução de problemas de alta complexidade, para aqueles que enfrentam dificuldades na jornada da fertilidade. 

Assine nosso newsletter

Receba novidades e conteúdos da Materbaby em seu e-mail.