Foto do Perfil

Materbaby

online
X

Olá, tudo bom? Seja bem-vindo(a) à Materbaby. Estamos aqui para auxiliá-lo(a) em sua jornada de reprodução. Você quer agendar uma consulta? Quer conversar conosco? Informe seu telefone e você será atendido em seguida. ❤

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp

Conheça os tratamentos de fertilidade da Materbaby

X
(44) 3224-3992

Materbaby Reprodução Humana

Banner Desktop: Preparando o corpo e a mente para a Fertilização In Vitro Banner Mobile: Preparando o corpo e a mente para a Fertilização In Vitro

Fertilidade Feminina

Preparando o corpo e a mente para a Fertilização In Vitro

A fertilização in vitro é o tratamento de maior complexidade, mas também de maior taxa de sucesso da reprodução assistida, sendo a escolha de muitas mulheres e casais no Brasil. A jornada para quem inicia o processo de FIV pode ser desgastante, física e mentalmente, e por isso é fundamental que todos estejam preparados para caminhar nesta estrada de forma segura, saudável e sem danos. 

Para que este cenário seja alcançado é preciso estar atento a muitos detalhes que tomam conta de nossas vidas e nem percebemos, como por exemplo perder noites de sono ou se alimentar de forma inapropriada.

Neste conteúdo veremos como o nosso corpo e mente podem se preparar para esta grandiosa e significativa aventura da vida, que ajuda na fascinante experiência da maternidade.

Vamos começar?

O início: entendendo o problema e não se culpando

Um tratamento de infertilidade pode, em muitos casos, ser uma experiência angustiante e até mesmo dolorosa. E não, não estamos falando do processo em si, que hoje em dia, com o avanço das tecnologias, entrega uma experiência tranquila e sem grandes riscos.

Estamos falando da angústia gerada pela paciente, por se sentir culpada por ter desenvolvido algum problema de fertilidade. 

A sociedade sempre pressionou, sobretudo, as mulheres, para que elas exercessem a maternidade de qualquer forma, e este pensamento ainda causa danos emocionais.

Por isso, a primeira regra do tratamento de FIV é não se culpar, não viver com este sentimento de angústia gerado por fatores externos.

Assim, a partir do momento em que a primeira consulta é feita, e que a paciente já passa a entender o problema e as possíveis soluções, é preciso começar uma nova jornada, com tranquilidade, esperança e suporte psicológico, que deve vir também do profissional ou clínica escolhida para caminhar junto contigo.

Preparando o corpo: hábitos saudáveis

Ter hábitos saudáveis é uma necessidade deste mundo moderno, que nos leva para uma rotina cada vez mais estressante e com maior carga horária de trabalho. 

Se em situações normais já é importante estabelecer um plano de vida saudável, o que dizer para mulheres que estão prestes a iniciar um tratamento de FIV?

Por isso é de fundamental importância replanejar sua rotina, colocando como prioridades ações que visam a saúde física e mental.

Como passo inicial podemos planejar uma vida com atividades físicas regulares. Não estamos falando aqui de atividades de alto impacto, ou um esporte de alto rendimento. Eles tendem a oferecer mais riscos que benefícios.

Mas podemos começar realizando caminhadas, retornando ao pilates, para a Yoga, ou fazendo sessões de hidroginástica. 

Entretanto, mesmo essas atividades, que tendem a ser saudáveis e muito produtivas, só devem ser iniciadas depois de uma conversa com seu médico, e ainda assim devem ser feitas com cautela.

Uma dica de ouro agora: cuide de seu sono e não perca noite em baladas, festas ou situações do tipo.

Alimentação é tudo

É impossível pensar na ideia de ter hábitos saudáveis sem envolver a alimentação nesta conversa.

Vivemos numa era onde é quase impossível não se alimentar vez ou outra de fast food ou ultraprocessados. É compreensível, mas se você está iniciando um tratamento de FIV, então é preciso muito rever esta ideia.

É muito simples: deve-se eliminar por completo, ou quase que completamente, alimentos industrializados, principalmente os ultraprocessados. Fast food e comida vinda de lanchonetes famosas devem ser riscadas da lista de prioridades também.

E o que comer? 

Basicamente comida de verdade.

Uma dieta colorida e rica em vitaminas será a sua grande aliada em toda esta jornada em busca da gestação e da futura maternidade.

Como exemplos, podemos falar de frutas cítricas, como laranja, limão, tangerina, abacaxi, kiwi, morango, ricas em vitamina C; podemos falar de peixes e outros frutos do mar, que contém ômega 3 e zinco e ajudam no aumento da fertilidade; ainda temos feijão, soja, ervilhas, tofu ou nozes.

Ou seja, são muitas as opções com a possibilidade de montar diversos cardápios gostosos e nutritivos.

Álcool e cigarro: eliminados

Temos aqui dois grandes vilões de qualquer tratamento de fertilidade que possa existir.   

Com relação ao cigarro, podemos assegurar que o seu consumo faz muito mal ao paciente que está iniciando um tratamento de FIV. Isso porque as substâncias tóxicas contidas no cigarro (nicotina e o monóxido de carbono), podem atuar negativamente em todas as fases do tratamento, diminuindo as taxas de sucesso dele.

Já a bebida alcoólica pode prejudicar a fertilidade e dificultar a gravidez.

Trabalhando as emoções e a saúde mental