X
(44) 3224-3992

Materbaby Reprodução Humana

Banner Desktop: Inovações na Fertilização In Vitro: o futuro da reprodução assistida Banner Mobile: Inovações na Fertilização In Vitro: o futuro da reprodução assistida

Fertilidade Feminina

Inovações na Fertilização In Vitro: o futuro da reprodução assistida

Pode não parecer, mas a fertilização in vitro já existe há quase 50 anos, já que foi em 1978, na Inglaterra, que tivemos a notícia do nascimento do primeiro bebê de proveta. Desde então, passamos por uma revolução tecnológica, outra comportamental, e hoje, a reprodução assistida é uma das mais populares formas de gerar vida, indicando muitas tendências para o futuro.

Neste conteúdo vamos conhecer todas as novidades que envolvem a FIV, desde as tecnologias que surgiram nestes últimos anos, até os avanços mais recentes observados na reprodução humana assistida.

Vamos conhecer as técnicas mais atuais, e entender como elas já estão impactando as nossas vidas. Vamos começar?

O que é fertilização in vitro?

A FIV é um tratamento de reprodução humana assistida, muito procurado por pessoas que possuem problemas de fertilidade, problemas genéticos, ou então por casais homoafetivos, além de mulheres solteiras que desejam ser mães solo.

A técnica tem como objetivo coletar óvulos diretamente dos ovários de uma mulher e fecundá-lo com sêmen em laboratório.

A ideia é que se forme embriões que serão cultivados, selecionados e transferidos para o útero.

Podemos dizer com certeza que a fertilização in vitro é um dos tratamentos mais populares e indicados para quem deseja seguir com o sonho de gerar uma nova vida.

Reprodução assistida

Já a reprodução assistida, se refere a todos os tratamentos e procedimentos clínicos que possibilitam a reprodução humana de forma assistida.

Ela pode ser feita através da fertilização in vitro, ou inseminação artificial, que aumentam substancialmente as chances de casais com problemas de fertilidade gerarem um bebê.

Como dissemos logo no início do artigo, são quase cinco décadas que nos separam do primeiro bebê nascido de uma reprodução assistida.

Desde então muitas técnicas surgiram, novos tratamentos, e os já existentes foram evoluindo, possibilitando ainda mais segurança e acessibilidade para mulheres e casais que buscam realizar o sonho de gerar uma nova vida.

As novidades da reprodução assistida

A fertilização in vitro vem passando ao longo dos tempos por um grande processo de evolução, com novas técnicas surgindo e outras sendo aperfeiçoadas para garantir uma taxa maior de sucesso para todas as pessoas que buscam o tratamento.

Podemos destacar entre estas novidades surgidas:

● Assisted Hatching

Essa técnica foi criada para ajudar o embrião durante o processo de ruptura, facilitando a eclosão, podendo assim minimizar as falhas na fase da implantação por esse motivo.

Também conhecida como AH ou eclosão assistida, a Assisted Hatching é uma técnica de micromanipulação que abre um pequeno orifício, através de laser, na zona pelúcida momentos antes de o embrião ser transferido para o útero da paciente.

Estudos indicam que com esse afilamento o embrião consegue fixar no útero da mulher com maior facilidade, aumentando a taxa de implantação e as chances de gravidez em casos específicos.

● Fertilização por injeção intracitoplasmática de espermatozóide (ICSI)

Essa é uma das técnicas mais avançadas e complexas de fecundação aplicada na FIV. Em contrapartida, tem oferecido resultados muito satisfatórios, com altas taxas de sucesso.

Ela permite a utilização do melhor óvulo e do melhor espermatozóide para a fecundação.

Com isso, os embriões formados também são de alta qualidade e apresentam taxas superiores de implantação no útero. A técnica de ICSI é muito útil para casos de infertilidade masculina.

● A inteligência artificial como parceira da reprodução assistida

Uma das grandes novidades no campo da fertilização in vitro é o uso cada vez mais constante de inteligência artificial nas diversas fases do tratamento.

A IA e o aprendizado de máquina (machine learning) analisam os dados dos pacientes e o desenvolvimento embrionário para então fornecer recomendações aprimoradas e específicas de tratamento, melhorando os resultados e as taxas de sucesso da fertilização in vitro.

● Rastreamento Genético de Pré-Gestacional (PGTA)

O PGTA é um diagnóstico genético que tem se mostrado a forma mais precoce de diagnóstico pré-natal disponível.

Podemos definir como o estudo do conteúdo genético dos embriões, produzidos por fertilização in vitro, antes da sua transferência ao útero, ou seja, antes do início da gestação.

Ele permite que se avalie as células do embrião antes de ser implantado no útero, e assim é possível diagnosticar com mais antecedência eventuais alterações genéticas ou cromossômicas como, por exemplo, a síndrome de Down.

É uma técnica muito importante, já que aumenta as chances de gravidez, porque os embriões escolhidos são geneticamente saudáveis.

● Exame NIPT (teste pré-natal não invasivo)

Um dos grandes avanços surgidos nestes últimos anos tem como foco o tão essencial teste pré-natal.

O NIPT é um exame de sangue simples e não invasivo que serve para avaliar possíveis alterações cromossômicas do feto, como a síndrome de Down, síndrome de Edwards, síndrome de Patau e as alterações dos cromossomos sexuais, como a síndrome de Turner ou síndrome de Klinefelter.

O exame serve para diferenciar o DNA fetal e materno, gerando maior qualidade e precisão no resultado, além de descobrir o sexo do bebê e detectar condições que outros testes não podem, incluindo gravidez, triploidia e gêmeos desaparecidos.

O futuro da reprodução assistida

Vimos que ao longo destas últimas décadas as técnicas para tratamentos de reprodução assistida evoluíram como nunca.

Novas abordagens foram surgindo, melhorando as taxas de sucesso de gravidez, além de oferecer maior segurança para todas as pessoas que buscam este procedimento.

A tendência é que para o futuro as tecnologias dominem ainda mais a área da reprodução assistida, com grandes inovações tecnológicas e metodológicas na fertilização in vitro, proporcionando melhores taxas de sucesso.

Aqui na Materbaby, em Maringá, contamos desde 1984 com uma das maiores e mais modernas estruturas no Brasil, com tecnologias, equipamentos e equipe de excelência na resolução de problemas de alta complexidade.

Estamos na vanguarda da reprodução assistida e dos tratamentos de FIV, e oferecemos tratamentos e técnicas como: Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoide, Transferência Intra-Tubária de Gametas (GIFT) ou de Zigotos e Embriões (ZIFT), Inseminação Intrauterina Homóloga (IIU), Indução da Ovulação com Monitorização, dentre outros procedimentos que vão te ajudar a realizar o sonho de gerar uma nova vida.

Gostou do nosso conteúdo? Continue por aqui, temos muitos outros artigos sobre reprodução humana e técnicas de reprodução assistida.

Está precisando de ajuda? Entre em contato conosco e agende uma consulta.


 

Assine nosso newsletter

Receba novidades e conteúdos da Materbaby em seu e-mail.