X
(44) 3224-3992

Materbaby Reprodução Humana

Banner Desktop: Indutor de ovulação: como funciona? Banner Mobile: Indutor de ovulação: como funciona?

Fertilidade Feminina

Indutor de ovulação: como funciona?

Pode ser uma experiência bem angustiante tentar engravidar sem sucesso. Para o casal que está passando por isso, a primeira ação recomendável é buscar um médico especialista em reprodução humana, para que ele consiga investigar e encontrar o melhor tratamento de fertilidade existente. São vários os métodos que podem ser usados, e muitos deles se utilizarão da técnica de indução da ovulação.

Mas você sabe exatamente como ela funciona? 

Neste conteúdo vamos conhecer mais profundamente esse procedimento muito usado por médicos para auxiliar mulheres que não ovulam ou que ovulam de forma irregular, e assim proporcionar maiores chances de uma gravidez bem sucedida ao casal.

Vamos começar?

O que é indutor de ovulação?

O indutor de ovulação é uma técnica realizada em diversos tratamentos para fertilidade, feita à base de medicação e que tem como objetivo estimular os ovários a produzirem mais folículos, que são estruturas que abrigam os óvulos. Naturalmente a mulher tem 1 folículo por mês, com chances de engravidar. 

A partir do momento que você faz com que este número aumente, as chances de gravidez também aumentam.

Um dos principais tratamentos em que este procedimento é realizado, é durante o namoro planejado, conhecido também como coito programado. Isso acontece porque à medida que a produção dos ovários passa a ser estimulada, o médico consegue calcular o momento em que a mulher estará ovulando.

Neste cenário o casal precisa se planejar para que haja relações sexuais neste período, aumentando as chances de gravidez.

A grande vantagem desta técnica é justamente a de aumentar as chances de gravidez para o casal. Por outro lado, é essencial que este processo seja acompanhado por um especialista e tenha o suporte de exames como o de ultrassonografia.

Como funciona o indutor de ovulação? 

O indutor de ovulação atua na produção de dois hormônios muito importantes no processo de ovulação da mulher:

  1. O FSH, que é o Hormônio Folículo Estimulante. Ele tem como função estimular o desenvolvimento dos folículos;

  2. O LH, que é o Hormônio Luteinizante. Ele atua na maturação e liberação dos óvulos.

As medicações atuam no sentido de estimular a produção destes hormônios, facilitando a ovulação.

Quando é indicado o uso do indutor de ovulação?

Essa pergunta pode ser respondida de forma automática, ao sugerir o uso desta técnica para grande parte das mulheres que percebem uma dificuldade para engravidar sem motivo aparente. 

De modo mais técnico, a indução da ovulação é indicada em tratamentos para mulheres jovens que passam por um processo de ovulação irregular, ou simplesmente não ovulam.

Em todos os casos, é fundamental que o casal busque o auxílio de um especialista, já que ao mesmo tempo em que o uso correto desta técnica pode ajudar muito no processo de gravidez da mulher, o uso errado pode prejudicar ainda mais o problema de infertilidade, gerando consequências ainda mais graves.

A Materbaby, que desde 1984 ajuda mulheres e casais a realizarem o sonho da maternidade, possui uma das maiores e mais modernas estruturas tecnológicas do país, com especialistas capacitados, com foco em reprodução humana e com a missão de transformar sonhos em realidade.

Técnicas de reprodução assistida onde há o uso da indução da ovulação  

Já falamos aqui que o indutor de ovulação acaba sendo usado em diversos métodos de reprodução assistida. Falamos do coito programado (CP), que consiste no casal ter relações sexuais nos períodos corretos, para gerar maiores chances de gravidez.

Mas além do coito programado (CP), há outros métodos que também utilizam a técnica da indução da ovulação, como por exemplo:

  • Inseminação Artificial ou Intrauterina (IIU) 

Considerada uma técnica de baixa complexidade e com a estimulação de até três folículos. O processo é diferente do coito programado.

  • Fertilização in Vitro (FIV) 

Técnica de alta complexidade na qual a fecundação dos óvulos pelos espermatozóides é feita em laboratório.

Conclusão

O indutor de ovulação, quando usado da forma correta e sobretudo, com o aconselhamento e acompanhamento de um especialista, pode ser um grande parceiro da gravidez, já que ele age estimulando a produção de folículos, aumentando as chances de ovulação e gravidez.  

Mas como dissemos, é essencial o acompanhamento de médicos responsáveis para oferecer todo o suporte necessário para um tratamento de sucesso.

Gostou do conteúdo? Continue no blog e leia nossos artigos sobre reprodução.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e agende uma consulta! 


Assine nosso newsletter

Receba novidades e conteúdos da Materbaby em seu e-mail.