Materbaby
onlineOlá, tudo bom? Seja bem-vindo(a) à Materbaby. Estamos aqui para auxiliá-lo(a) em sua jornada de reprodução. Você quer agendar uma consulta? Quer conversar conosco? Informe seu telefone e você será atendido em seguida. ❤
Conheça os tratamentos de fertilidade da Materbaby
Fertilidade Feminina
Antes de iniciar um tratamento de fertilidade é sempre importante se atentar para todos os desafios que podem surgir, em todas as etapas do processo. Por isso é crucial para a mulher se informar e esclarecer todas as dúvidas com o seu médico sobre o período que antecede os processos, sobre o procedimento em si e também sobre o trabalho de recuperação que é necessário realizar depois de feito o tratamento.
Nesta fase é sempre questionado pelas pacientes o tempo necessário de recuperação, e sobretudo, quais são os protocolos mais comuns para este período, muito importante para que os resultados sejam bem sucedidos.
Por isso que no conteúdo de hoje vamos conversar sobre o período de recuperação exigido em tratamentos de fertilidade, focando em todas as dúvidas existentes e todos os cuidados necessários para que o tempo de recuperação seja exatamente aquele estipulado pela equipe médica, sem muitos imprevistos e respeitando as orientações.
Uma boa leitura.
Vamos começar com talvez a maior das dúvidas que mulheres relatam para seus médicos quando estão prestes a iniciar um tratamento de fertilidade.
Com o procedimento feito, é necessário um período grande de repouso ou é possível voltar à rotina de forma imediata?
A resposta para esta questão pode variar. Na realidade, o ideal é que a mulher que passa por algum tratamento, deve ser cautelosa, mas tentar ao máximo manter a vida normalmente, o mais próximo da rotina, para que não abale o seu estado emocional.
As principais recomendações são as de não manter relações sexuais após uma transferência e evitar grande esforço físico.
Sabemos que a grande questão que envolve o pós-procedimento é saber se ele foi bem sucedido. Para tirar esta dúvida será necessário realizar um exame de gravidez, seguido de uma ultrassonografia.
O objetivo do exame é confirmar ou não uma gestação que esteja ocorrendo dentro do útero, além de identificar a presença do batimento cardíaco embrionário.
Neste momento, é preciso que a paciente conheça alguns possíveis sintomas que podem surgir:
Cólicas ou dores no abdômen
Aumento da sensibilidade ou inchaço na região mamária;
Fadiga e cansaço;
Sonolência;
Irritabilidade;
Sangramento leve, que acontece cerca de sete a nove dias após a transferência.
Tais sintomas podem ser indícios do sucesso do tratamento, porém, sabemos que durante o tratamento de fertilidade podem ser utilizadas diversas medicações hormonais que possibilitam o surgimento de cólicas ou outros sintomas.
Por isso, é muito importante o acompanhamento clínico.
A mulher que acabou de finalizar todos os procedimentos do tratamento de fertilidade precisa estar atenta à uma série de cuidados necessários para garantir que todo o processo ocorra tranquilamente e com mais chances de sucesso.
No geral, é preciso tomar muito cuidado com estes itens:
O uso de bebidas alcoólicas é estritamente não recomendável, seja no início, ou durante um tratamento de fertilidade, e consequentemente, no final do procedimento o seu consumo precisa ser nulo também.
O álcool pode comprometer bastante o período de recuperação da paciente, primeiro por prejudicar o efeito de possíveis medicamentos que a mulher esteja tomando, e depois por gerar efeitos colaterais ruins no corpo da pessoa.
A mesma orientação feita para o consumo de álcool serve para o de cigarros.
O tabagismo é um dos grandes vilões da fertilidade, tanto em homens quanto em mulheres, e por isso deve ser evitado ao máximo, principalmente no período de recuperação pós-tratamento de fertilidade.
Normalmente um tratamento de fertilidade quando é finalizado ainda conta com a sugestão de alguma ou algumas medicações para serem usadas pela paciente, para ajudar no período de recuperação.
Desta forma, é muito importante que a paciente se restrinja ao uso destas medicações prescritas, e não utilize outros medicamentos por conta própria ou sem o conhecimento de seu médico, pois esta ação pode prejudicar todo o processo.
Já vimos aqui que o repouso é um elemento saudável para o período de recuperação após o tratamento de fertilidade.
Mesmo que ele não traga ganhos, digamos, mais técnicos, é incontestável que descansar garante uma segurança maior para o sucesso do tratamento, além de gerar um conforto que a mulher precisa depois de ter se submetido à procedimentos clínicos.
Ainda assim, mesmo que não haja um repouso absoluto, é ao menos aconselhável que a prática de atividades físicas seja deixada de lado por um tempo, até a recuperação mais completa e a sugestão de seu médico pela volta aos exercícios.
Outro cuidado que deve ser tomado pela paciente no período de recupareação diz respeito aos tratamentos estéticos que porventura ela deseje iniciar.
O momento de pós-tratamento de fertilidade não é, definitivamente, propício para tratamentos estéticos, como drenagem linfática ou que se utilize de aparelhos a laser, alisamento e tintura capilares.
Tais tratamentos possuem elementos químicos prejudiciais ao procedimento de FIV, por exemplo.