Materbaby
onlineOlá, tudo bom? Seja bem-vindo(a) à Materbaby. Estamos aqui para auxiliá-lo(a) em sua jornada de reprodução. Você quer agendar uma consulta? Quer conversar conosco? Informe seu telefone e você será atendido em seguida. ❤
Conheça os tratamentos de fertilidade da Materbaby
Fertilidade
É sempre frustrante ter que lidar com situações indesejadas, sobretudo quando elas possuem o poder de mudar completamente a jornada mais natural da vida. Quando ouvimos de um médico que o diagnóstico de infertilidade é real, e precisamos tratar, a primeira reação pode até ser de medo e ansiedade, mas logo devemos colocar a cabeça no lugar e junto com o profissional já planejar os primeiros passos para iniciar o tratamento e buscar o sonho do bebê.
No conteúdo de hoje vamos conversar justamente sobre estes primeiros passos após o diagnóstico de infertilidade.
Iremos entender todos os sentimentos que precisam ser vencidos, todos os desafios que precisam ser superados e todos os obstáculos que precisam ser ultrapassados.
Uma boa leitura!
Tudo começa com o entendimento do que é infertilidade, termo que assusta muitos, mas que na verdade é muito mais comum do que imaginamos e envolve elementos dos mais diversos.
Se formos usar como referência a OMS (Organização Mundial da Saúde), os casais que não usam métodos contraceptivos durante 1 ano e não conseguem engravidar, podem ser inférteis.
A infertilidade pode ser consequência de alguma patologia, pode ser em grande parte consequência de um estilo de vida específico, pode também ser resultado do tempo, um dos maiores inimigos da fertilidade.
Mulheres acima dos 35 anos, por exemplo, acabam tendo que lidar com dificuldades maiores para engravidar de forma natural, e é muito comum que a alternativa mais plausível seja a da busca por métodos de reprodução assistida.
Assim, podemos listar aqui as situações mais investigadas pelos médicos na busca pelo diagnóstico correto de infertilidade. Ele vai investigar, sobretudo:
o histórico do casal (se já tiveram filho, por exemplo);
com qual frequência eles se relacionaram sexualmente nos últimos 12 meses;
histórico de menstruação, com foco na regularidade dos ciclos, idade da primeira menstruação e presença de cólicas intensas;
histórico de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs);
histórico de problemas clínicos, como cirurgias pélvicas ou tratamentos oncológicos
o estilo de vida do casal.
Esse momento é um dos mais importantes de toda a jornada de homens, mulheres e casais, e é muito importante que haja do profissional escolhido, além de empatia e acolhimento, um trabalho muito grande de informação e planejamento.
O primeiro passo é estabelecer a ideia de que o diagnóstico de infertilidade é direcionado ao casal, e não somente ao homem ou a mulher.
Este entendimento é importante para que o casal compreenda que o tratamento envolve um esforço de ambos, e que também demandará uma relação de união, companheirismo e muito amor, para que eles consigam passar por esta jornada de desafios juntos, com mais chances de sucesso.