Foto do Perfil

Materbaby

online
X

Olá, tudo bom? Seja bem-vindo(a) à Materbaby. Estamos aqui para auxiliá-lo(a) em sua jornada de reprodução. Você quer agendar uma consulta? Quer conversar conosco? Informe seu telefone e você será atendido em seguida. ❤

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp

Conheça os tratamentos de fertilidade da Materbaby

X
(44) 3224-3992

Materbaby Reprodução Humana

Banner Desktop: O impacto do estresse na fertilidade: como manejar? Banner Mobile: O impacto do estresse na fertilidade: como manejar?

Fertilidade

O impacto do estresse na fertilidade: como manejar?

Essas últimas décadas foram marcadas por muitos avanços comportamentais na sociedade, com mulheres ganhando mais espaço no mercado de trabalho, luta por igualdade salarial, dentre outras transformações. Por outro lado, vivemos hoje em um mundo muito mais turbulento e estressante, que tem produzido uma geração de pessoas, homens e mulheres, ansiosas e com problemas de saúde mental. Esses problemas podem, indiretamente, afetar a fertilidade.

Neste conteúdo vamos conversar sobre os impactos que o estresse exerce nas mulheres que desejam engravidar e como podemos melhorá-lo.

Aqui na Materbaby contamos com uma das maiores e mais modernas estruturas no Brasil, com tecnologias, equipamentos e equipe de excelência na resolução de problemas de alta complexidade, para aqueles que enfrentam dificuldades na jornada da fertilidade. Entre em contato conosco se precisar e boa leitura!

Estresse e fertilidade: qual o elo entre eles?

É muito comum que mulheres e casais que estão tentando por muito tempo e sem sucesso gerar um bebê procurem ajuda profissional para entender os motivos e buscar novas possibilidades para realizarem o sonho de ter um filho.

Neste processo de diagnosticar as causas que têm levado aquela mulher ou casal à infertilidade, o médico certamente levará em conta o ritmo de vida, procurando razões para o surgimento do problema.

É neste momento que o profissional se depara com relatos de pacientes que vivem sob situações de estresse e sentimentos de ansiedade, frustração, dentre outros problemas de saúde mental.

O estresse pode afetar a fertilidade?

Esta é uma pergunta que muitos pesquisadores estão buscando responder, mas os resultados mostram que, indiretamente, o estresse tem o poder de impactar negativamente a vida e a fertilidade de homens e mulheres.

Outros estudos,  também constataram que o cortisol (hormônio esteroide que regula o humor, a motivação e o medo, e que é popularmente conhecido como hormônio do estresse) é encontrado em níveis mais altos em casais com problemas para engravidar.

Muitos destes pacientes acabam relatando situações de ansiedade, estresse, mau-humor e outros sentimentos, que podem inclusive serem desencadeados ou potencializados por conta da demora em engravidar ou por causa do tratamento de fertilidade.

Como controlar o estresse e não prejudicar a fertilidade?

Chegamos então em um dos pontos mais importantes deste tema: como controlar o estresse?

Tudo começa com uma readequação de estilo de vida, que é um dos maiores causadores de estresse, de ansiedade e de outros sentimentos que prejudicam a nossa saúde física e mental.

Mudar a alimentação, que tende a ser recheada de produtos ultraprocessados e tóxicos, ter uma rotina saudável, com atividades físicas e de lazer e buscar auxílio de terapeutas é um primeiro passo para uma vida mais produtiva e saudável.

A rotina de trabalho, que também causa bastante situações estressantes, precisa ser refletida. Vale a pena se manter em um trabalho que pode estar lhe causando muito mal? 

É preciso colocar na balança esses questionamentos, e ao menos buscar válvulas de escape que te façam equilibrar a rotina desgastante de trabalho com outras atividades agradáveis.

Para quem vive com o companheiro, é imprescindível ter uma rotina de conversas francas, de planejamento de vida e de suporte emocional mútuo, que envolve exercitar a escuta ativa (escutar com toda a atenção do mundo), a empatia e a capacidade de agregar e não atrapalhar.

Fazendo o controle de estresse

Vimos que é fundamental que mulheres, homens e casais consigam controlar o estresse diário.

Pode parecer contraditório, mas o estresse, em doses pequenas, pode servir de motivação e impulsionar nossas tomadas de decisão, gerando resultados produtivos.

A questão é saber controlar, dosar de forma correta e nunca deixar que ele tome conta de sua vida.

Por isso é preciso que você tenha em mente tudo que de fato está lhe tirando o sono, e a partir deste diagnóstico procurar ajuda ou começar um planejamento.

Conclusão 

Um dos males da nossa sociedade atual, o estresse pode afetar indiretamente a fertilidade de homens e mulheres, e precisa ser controlado.

Vimos que a resposta para o estresse vem através de uma mudança comportamental, de estilo de vida e de perspectivas. 

É muito importante trabalhar estas questões para que o futuro possa vir recheado de bebês lindos e saudáveis. 

Gostou do conteúdo? Continue por aqui, temos muitos outros artigos sobre saúde reprodutiva!

Está precisando de ajuda? Entre em contato conosco! 

Não importa o momento da sua jornada, aqui na Materbaby expandimos as possibilidades para que você possa construir sua família.

Assine nosso newsletter

Receba novidades e conteúdos da Materbaby em seu e-mail.