Materbaby
onlineOlá, tudo bom? Seja bem-vindo(a) à Materbaby. Estamos aqui para auxiliá-lo(a) em sua jornada de reprodução. Você quer agendar uma consulta? Quer conversar conosco? Informe seu telefone e você será atendido em seguida. ❤
Conheça os tratamentos de fertilidade da Materbaby
Fertilidade
A sensação que temos quando dormimos bem é das mais agradáveis, não é verdade? Além de nos deixar com mais energia, o bom sono também melhora nosso equilíbrio físico, mental e emocional, fortalecendo a nossa imunidade e evitando doenças. Porém, o que nem todos sabem é que um sono de qualidade também influencia na nossa saúde reprodutiva.
No conteúdo de hoje vamos conhecer o papel do sono quando o assunto é saúde reprodutiva. Qual a relação existente entre dormir bem e fertilidade? Como o sono influencia a fertilidade de homens e de mulheres?
Estes questionamentos serão respondidos a seguir, e como bônus oferecemos ainda algumas ótimas dicas para que você consiga ter um sono de qualidade e assim ajude o seu sistema reprodutivo a funcionar sempre bem.
Se você já está com algum problema relacionado à sua saúde reprodutiva, não hesite e entre em contato conosco.
A Materbaby conta com uma das maiores e mais modernas estruturas no Brasil, com tecnologias, equipamentos e equipe de excelência na resolução de problemas de alta complexidade, para aqueles que enfrentam dificuldades na jornada da fertilidade.
Boa leitura!
Antes de entendermos mais especificamente o papel do sono para a nossa saúde reprodutiva, é muito importante compreender como dormir bem é vital para que o nosso organismo como um todo funcione.
Isso porque durante o sono o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo. É neste momento que os tecidos são reparados, que há o crescimento muscular, além da síntese de proteínas.
É no sono que o metabolismo é regulado e que as nossas energias são repostas, por isso temos aquela ótima sensação de estar energizado depois de uma noite tranquila de sono.
É no sono também que liberamos a produção de hormônios, e é a partir desta função específica que começaremos a conversar sobre saúde reprodutiva
Todos sabemos que a testosterona é o principal hormônio responsável pela libido, pela função erétil e pela produção de espermatozóide saudável.
A produção deste hormônio costuma aumentar com o início do sono e ir crescendo à medida que as horas passam, encontrando o seu pico no início da manhã.
Ou seja, uma má noite de sono tem o poder de afetar bastante a rotina de produção de testosterona no homem. Imagina então sofrer de insônia ou ter contínuas noites mal dormidas?
O sono de má qualidade acaba afetando, como já dissemos, a libido, o que prejudica todo o processo de ereção e das atividades sexuais.
As ereções também são prejudicadas por conta de uma desregulação da circulação sanguínea, provocada também pela má qualidade do sono. Durante o sono de qualidade, a corrente sanguínea flui de forma eficiente e permite o suprimento adequado de sangue para os órgãos sexuais.
Falando mais diretamente sobre a produção de esperma, quem possui problemas com o sono tende a produzir uma baixa contagem de espermatozoides. Além disso, é possível que haja uma piora na motilidade espermática, e os espermatozóides podem exibir mais anormalidades.
O impacto de um sono de má qualidade na mulher é similar com a do homem, sobretudo porque envolve também a desregulação da produção hormonal que, nesse caso, é responsável por controlar o ciclo e a ovulação da mulher.
Mulheres que dormem mal, ou têm algum distúrbio do sono, acabam apresentando normalmente um nível mais alto de hormônios do estresse, o que pode inibir um ciclo saudável de fertilidade.
Más noites de sono podem afetar também os hormônios LH, que é o hormônio luteinizante, e FSH, o hormônio folículo-estimulante, que têm ação direta na receptividade uterina.
Agora que já entendemos o poder que o sono de qualidade exerce sobre a nossa saúde reprodutiva, vamos buscar formas de encontrar a melhor experiência de sono possível.
Um passo inicial muito importante é você estabelecer horários e uma rotina para as suas noites de sono. Dormir cada dia em um horário diferente, com situações diferentes, não vai ajudar em nada seu objetivo de melhorar a qualidade do sono.
Crie uma rotina regular e verá que o seu corpo irá se acostumar rapidamente e entregará noites melhores.
Neste caso não basta comer bem, mas saber comer nos horários corretos.
Ter uma alimentação equilibrada, com comida de verdade e com o mínimo possível de processados e embutidos é meio caminho andado para uma boa qualidade do sono.
Além disso, evite comer comidas pesadas de noite, pois sobrecarrega seu organismo para fazer a digestão, prejudicando o sono.
Tenha sua última refeição por volta das 19 horas, e que ela seja leve, com frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras.
Ter uma rotina de atividades físicas te ajuda de duas formas: primeiro, você cuida de seu corpo ajudando na sua saúde como um todo.
E claro, ter atividades físicas vai te ajudar a dormir melhor, pois durante o exercício, o corpo libera substâncias químicas que promovem a sensação de bem-estar e reduzem o estresse.
Essas sensações tendem a te levar a um estado de relaxamento e tranquilidade, facilitando o processo de adormecer e melhorando a qualidade do sono.
Hoje conhecemos mais sobre o poder que o sono possui sobre a nossa saúde, geral, e mais especificamente, sobre a saúde reprodutiva.
Ela afeta diretamente homens e mulheres, que acabam tendo problemas hormonais que prejudicam a fertilidade de diversas formas.
Vimos também que há solução para problemas de má qualidade do sono, e que é preciso antes de qualquer coisa, que se busque ajuda profissional.
Com certeza o médico responsável vai te auxiliar nesta jornada em busca do sono perfeito.
Gostou do conteúdo? Continue conosco, temos muitos outros artigos sobre reprodução humana.
Conhece a Materbaby? Entre em contato conosco e conheça nossas especialidades.