Materbaby
onlineOlá, tudo bom? Seja bem-vindo(a) à Materbaby. Estamos aqui para auxiliá-lo(a) em sua jornada de reprodução. Você quer agendar uma consulta? Quer conversar conosco? Informe seu telefone e você será atendido em seguida. ❤
Conheça os tratamentos de fertilidade da Materbaby
Fertilidade
A decisão de um tratamento de fertilização para um casal normalmente cria muitas expectativas, tanto pelo processo como um todo, quanto pelo resultado esperado. O desejo é que toda a jornada em prol da FIV seja bem sucedida e para isso é fundamental conhecer os principais fatores que podem influenciar a taxa de sucesso da fertilização in vitro, e compreender como o ambiente pode ajudar, ou não, a caminhada rumo ao tão esperado bebê.
No conteúdo de hoje vamos conversar sobre os fatores que podem ser essenciais para que o tratamento de FIV consiga entregar para a mulher, ou para o casal, o resultado tão desejado.
Vamos entender também como a escolha de bons profissionais pode ser um grande diferencial para que a sua jornada de fertilização in vitro seja tranquila, equilibrada e que influencie positivamente no sucesso do tratamento.
Uma boa leitura!
É de comum acordo que um dos principais fatores, senão o principal, que pode garantir o sucesso de um tratamento de FIV é a idade da mulher, já que à medida que ela envelhece a quantidade, e também a qualidade de seus óvulos, normalmente diminuem.
Entretanto, é muito importante entender que são muitos outros fatores os responsáveis pelo resultado bem sucedido de um processo envolvendo a fertilização in vitro, e as mudanças ambientais têm um papel importante neste cenário.
Se formos parar para pensar, são muitas as mudanças ambientais geradas pelos avanços tecnológicos, e a natureza tem sido afetada também por este processo de revoluções na tecnologia e na sociedade.
Os problemas do nosso dia a dia, muitos deles consequências de um contexto atual que nos pressiona a trabalhar muito, nos alimentar mal e ter um estilo de vida pouco saudável, também podem atrapalhar bastante mulheres e casais que estão buscando tratamentos de FIV como forma de gerar um futuro bebê.
O estresse, gerado por uma rotina cada vez mais intensa de trabalhos e obrigações, e também por outros fatores externos, é um dos importantes influenciadores que podem agir de forma prejudicial no tratamento de FIV.
Isso não significa que a mulher estar estressada, por exemplo, fará o tratamento de FIV automaticamente diminuir a sua taxa de sucesso, mas não há dúvidas que há impactos nada bons em nossas vidas quando estamos vivendo constantemente sob um clima continuamente estressante.
A má alimentação, que tem uma relação estreita com o estilo de vida adotado, pode exercer um papel de vilão na fertilidade, tanto do homem quanto da mulher.
Uma dieta baseada em produtos ultraprocessados, fast food, e com poucas frutas e legumes, pode criar dificuldades para se engravidar naturalmente, bem como para ter um tratamento 100% adequado de FIV.
Ou seja, uma dieta com muitas frutas e legumes, e pouco fast food, tende a ser uma boa aliada para melhorar a fertilidade e ser bem sucedida em tratamentos como a de fertilização in vitro.
Podemos citar o álcool e o tabagismo como outros vilões para a saúde reprodutiva de homens e mulheres que estão passando por um tratamento de FIV, sendo sumariamente proibidos.
O álcool pode atrapalhar o efeito dos medicamentos utilizados durante o processo e o cigarro possui substâncias que prejudicam o sistema reprodutor.
Vimos até aqui que são diversos os fatores que podem causar impactos nada positivos no tratamento de FIV.
Esta afirmação pode nos causar preocupações, mas a notícia boa é que depende somente de nós para que estes impactos sejam minimizados ou até mesmo excluídos de nossa jornada de fertilização in vitro.
Para começar, é preciso que a gente consiga lidar de forma mais serena e equilibrada com as situações estressantes do dia a dia.
Um grande auxílio pode vir através de um suporte profissional, um terapeuta ou psicólogo, que será de grande utilidade para lhe ajudar a tirar suas dúvidas, a vencer seus medos, e te ajudar neste período que é um dos mais significativos da vida de mulheres e casais.
Corpo são, mente sã, já dizia aquele ditado bem famoso.
Uma rotina de atividades físicas moderadas e mais tranquilas tende a ser de grande ajuda para nos manter saudáveis e prontos para todo o tratamento de FIV.
Isso porque ela tem o poder de diminuir o estresse e a ansiedade, geradas pelo conjunto de situações do dia a dia, além de geradas pelo próprio processo de fertilização.
Por fim, mas não menos importante, é de fundamental importância que a escolha dos profissionais da área de reprodução humana seja feita com muita atenção e cuidado, para se ter a certeza de que esta escolha tenha resultado em uma equipe médica empática, capacitada e altamente qualificada.
A Materbaby, sediada em Maringá, conta com uma das maiores e mais modernas estruturas no Brasil, com tecnologias, equipamentos e equipe de excelência na resolução de problemas de alta complexidade, para aqueles que enfrentam quaisquer dificuldades na jornada da fertilidade.
Hoje entendemos como diversos fatores ambientais externos e o estresse gerado, de forma mais intensa, pela rotina das grandes cidades, pode ser um vilão na sua jornada de fertilização in vitro.
Além deles, uma vida atribulada, com muitas situações de estresse e um estilo de vida que valoriza uma alimentação nada saudável e a pouca ou nenhuma prática de atividades também tende a jogar contra homens e mulheres no tratamento de FIV.
Por isso é muito importante que tenhamos um ritmo de vida equilibrado, que valorize boas práticas como a de uma alimentação saudável e natural, ou a de uma rotina de atividades físicas adequadas para a situação.
Por fim vimos que é crucial ter a seu lado uma equipe de profissionais muito qualificada, que possa te auxiliar em todas as fases do tratamento de FIV.
Gostou do conteúdo? Continue conosco, temos muitos outros artigos sobre reprodução humana.