Materbaby
onlineOlá, tudo bom? Seja bem-vindo(a) à Materbaby. Estamos aqui para auxiliá-lo(a) em sua jornada de reprodução. Você quer agendar uma consulta? Quer conversar conosco? Informe seu telefone e você será atendido em seguida. ❤
Conheça os tratamentos de fertilidade da Materbaby
Fertilidade Masculina
O tema da fertilidade masculina vem ganhando espaço no ambiente clínico. Esta observação decorre de uma preocupação cada vez maior de homens e casais em torno da saúde reprodutiva. No caso dos homens, podemos dizer que o histórico de doenças e o estilo de vida podem impactar na qualidade do sêmen. Há outros elementos mais específicos que também são relevantes, como o uso de antioxidantes para auxiliar a saúde reprodutiva.
No conteúdo de hoje vamos conversar exatamente sobre este último destaque, ou seja, sobre o papel dos antioxidantes para a saúde do homem, principalmente quando o seu uso interfere na fertilidade.
Vamos conhecer o que existe de verdade em torno do tema, e entenderemos como suplementos e vitaminas podem ajudar na melhoria da fertilidade masculina, de forma segura e saudável.
E se você está passando por problemas de fertilidade, não hesite em buscar ajuda profissional, pois somente esta poderá te auxiliar em todas as etapas de sua jornada rumo a uma futura paternidade.
A Materbaby, em Maringá, conta com uma das maiores e mais modernas estruturas no Brasil, com tecnologias, equipamentos e equipe de excelência na resolução de problemas de alta complexidade, para todos aqueles que enfrentam dificuldades na jornada da fertilidade.
Uma boa leitura!
Quando falamos sobre fertilidade masculina é muito comum associarmos tão somente com a qualidade do sêmen.
Essa associação, por sinal, é compreensiva, afinal de contas, geralmente a sua fertilidade depende da qualidade do sêmen.
Outros fatores também podem impactar de forma negativa a fertilidade do homem, como a disfunção sexual, níveis baixos de testosterona, o estilo de vida, o consumo de bebidas alcoólicas, além do tabagismo.
Mas não resta dúvida que está no sêmen o grande responsável pelos problemas relacionados à infertilidade.
Por isso é preciso entender como ele é produzido.
O sêmen é formado pela mistura dos espermatozóides com o líquido seminal que é proveniente das vesículas seminais, da próstata e das glândulas bulbouretrais.
A sua produção se inicia já na puberdade, com cerca de 12 anos, nos testículos.
O processo de amadurecimento dos gametas ocorre nos epidídimos, que são tubos localizados próximos aos testículos.
Eles ficam armazenados nos epidídimos até ganharem mobilidade e finalizarem o seu desenvolvimento.
Há diversas teorias e estudos pré-clínicos que trabalham a ideia de que para uma boa qualidade dos espermatozoides é preciso de um equilíbrio entre substâncias pró-oxidantes (radicais livres de oxigênio) e substâncias antioxidantes no sêmen.
Qualquer desequilíbrio nessa relação tende a gerar problemas que irão dificultar a fertilidade do homem.
Neste cenário onde a fertilidade masculina é prejudicada, há algumas possibilidades de tratamento utilizadas por profissionais, e dentre estas estão estratégias voltadas para uma dieta mais saudável e adequada, além da utilização de suplementos nutricionais.
Isso acontece porque é cada vez mais consensual que os nutrientes podem exercer um papel muito importante para a saúde reprodutiva masculina, e mais especificamente para a qualidade do sêmen.
Assim, podemos dizer que a qualidade dos espermatozoides é influenciada também pela alimentação, e pode melhorar em casos em que há um equilíbrio nutricional e vitamínico, aumentando assim as chances de fecundação.