X
(44) 3224-3992

Materbaby Reprodução Humana

Banner Desktop: Tentante pode se exercitar? Quais exercícios não pode fazer? Banner Mobile: Tentante pode se exercitar? Quais exercícios não pode fazer?

Blog

Tentante pode se exercitar? Quais exercícios não pode fazer?

Todos nós sabemos que as atividades físicas trazem uma série de benefícios para as nossas vidas, não é verdade? Aumenta a flexibilidade, a massa muscular, a capacidade aeróbica, além de ajudar a prevenir várias doenças como diabetes e problemas do coração. Mas uma dúvida muito comum diz respeito à influência dos exercícios sobre a fertilidade. Será que se exercitar traz benefícios para tentantes?  

Neste conteúdo entenderemos como as atividades físicas influenciam o corpo da mulher, principalmente da mulher que está tentando engravidar.  

Vamos conhecer os benefícios, e também informar todos os cuidados necessários para que a prática de exercícios físicos não proporcione o efeito inverso, e acabe virando um obstáculo ao sonho de ter um bebê.   

E um alerta de spoiler: 

Para que nada de ruim aconteça no período que antecede à gravidez, é de fundamental importância ter um acompanhamento médico profissional.  

Aqui na Materbaby contamos com um corpo clínico interdisciplinar, com especialistas em diversas áreas e preparados para te receber. 

Agora podemos começar! 

Os benefícios da atividade física para o corpo 


Fazer exercícios físicos faz bem à saúde. Essa afirmação é uma das mais fáceis de se dizer, porém muitos não sabem exatamente quais os benefícios que atividades regulares proporcionam ao nosso corpo. 

No geral, os exercícios regulares reduzem o estresse e a ansiedade, melhoram a qualidade do sono, além de promover a saúde, diminuindo os riscos de diabetes e de problemas cardiovasculares. 

Isso sem contar no aumento da flexibilidade, força e capacidade aeróbica. 

Esses efeitos acontecem quando a prática é feita de forma contínua, e com acompanhamento profissional, para evitar excessos ou exercícios que possam comprometer a saúde. 

A relação entre atividade física e fertilidade 


Podemos afirmar então que exercícios físicos fazem bem à saúde, mas demandam cuidados. Agora vamos entender como eles se relacionam com a fertilidade. 

No geral, a atividade física regular possui um papel muito importante para a fertilidade ao ajudar a regular o metabolismo, a quantidade de gordura corporal e a circulação sanguínea. 

Essas ações acabam influenciando de forma positiva a produção dos hormônios, melhorando a ovulação na mulher e a produção de espermatozoides no homem. 

Para mulheres que estão acima do peso recomendável, as atividades físicas regulares ajudam a evitar a hipertensão e diabetes durante a gestação, o que vai promover uma jornada de gravidez muito mais tranquila e com bem-estar. 

O impacto que os exercícios físicos causam na fertilidade feminina, no entanto, vai depender da quantidade e intensidade, além do perfil de quem está praticando. 

Vamos entender melhor: 

Mulheres acima do peso, ou com histórico de síndrome dos ovários policísticos, que passam a praticar atividades físicas regulares, provavelmente apresentarão melhoras na fertilidade. 

Já mulheres que estão abaixo do peso recomendável, se praticar atividades físicas exageradas tendem a apresentar alterações hormonais que podem prejudicar a fertilidade. 

Ou seja, para todas as situações, é importante encontrar um equilíbrio nas atividades físicas, para que elas sejam uma parceira, e não inimiga, da tentante.  

Esse equilíbrio será encontrado com o acompanhamento de profissionais, essencial para que a saúde física e mental estejam em dia neste momento crucial na vida de uma mulher. 

Tentante pode se exercitar?